Você é espanhol e deseja entender como conseguir a cidadania espanhola para netos? O processo pode parecer um pouco complicado à primeira vista, mas com a ajuda de uma empresa como a Cidadania4u, que é especializada nessa questão, tudo fica mais fácil!

Leia o artigo para entender como obter o reconhecimento dessa nacionalidade para você ou sua família. 

Cidadania para netos de espanhol é possível?

Sim! A Lei de Nacionalidade Espanhola permite que os netos de espanhóis possam solicitar a cidadania espanhola por descendência, mas é necessário cumprir alguns requisitos.

Por exemplo, o neto deve ter pelo menos um avô espanhol que não tenha renunciado à sua cidadania espanhola e que tenha mantido a sua nacionalidade até o momento do seu nascimento.

Além disso, o neto deve demonstrar sua ligação com a cultura e tradições espanholas, como a língua, a história e a cultura. É importante notar que, em alguns casos, é necessário que a documentação seja traduzida para o espanhol e que os documentos originais tenham sido legalizados.

Nova lei de cidadania espanhola para netos: quais foram as mudanças?

Passando a valer em outubro de 2022, a Lei dos Netos, como ficou conhecida, favorece os filhos e netos de espanhóis na obtenção da dupla cidadania. Pode-se dizer que ela é a maior conquista para os netos de espanhóis emigrados, ou seja, que não residem na Espanha.

No geral, as pessoas que se enquadram na Nova Lei e possuem direito à cidadania são: 

  1. Filhos de espanhóis de origem que tenham perdido ou renunciado a nacionalidade espanhola como consequência de exílio político, por razões ideológicas, de crença ou orientação e identidade sexual;
  2. Filhos nascidos no exterior de mulheres espanholas que perderam a nacionalidade por casaram com estrangeiros antes da Constituição Espanhola de 1978;
  3. Filhos maiores de idade, cuja nacionalidade originária tenha sido reconhecida em virtude do direito de opção, seguindo o disposto na Lei dos Netos.
Acesse também:  Tudo que você precisa saber para estudar na Espanha em 2024 sendo Brasileiro!

Contudo, apesar de expressarmos aqui as situações em que você pode se enquadrar, saiba que não são as únicas. O recomendado é que você procure uma assessoria especializada para analisar seu caso e obter auxílio nesse tipo de processo.

Como conseguir cidadania espanhola para netos?

Indo direto ao ponto, para conseguir a cidadania espanhola para netos é preciso que um dos pais já seja cidadão espanhol. Anteriormente, a legislação indicava que só era preciso comprovar a descendência. Porém, a partir de uma mudança recente nas leis do país, essa antiga norma deixou de ser válida. 

Atualmente, a nacionalidade é passada pela filiação. O pai ou a mãe que seja filho ou filha de espanhol emigrado precisam se atentar para solicitar o registro da criança antes que ela atinja a maioridade. 

Caso o neto ainda não tenha tido sua cidadania espanhola reconhecida até os 18 anos, deverá “confirmar” sua solicitação em três anos, por meio de uma declaração de vontade em reconhecer a dupla cidadania, como pede a Lei de Nacionalidade Espanhola.

Quem descobrir que possui o direito da cidadania espanhola depois dos 21 anos, pode sim iniciar o processo, porém de forma diferente. Nesse caso, o solicitante precisará ter residência física na Espanha por, no mínimo, 2 anos.

Quais são os documentos para o processo?

Agora que você já entendeu como funciona a cidadania espanhola para netos e que a Nova Lei já entrou em vigor, basta apenas entender quais são os documentos necessários para que você inicie seu processo. Vejamos.

  1. Certidões de nascimento do:
    1. requerente, apostilada e traduzida por um tradutor juramentado espanhol;
    2. avô do requerente;
    3. pai ou mãe filho de espanhol;
    4. antecedentes penais com menos de seis meses de expedição;
  2. Cópia do passaporte válido;
  3. Carteira de Identidade de Estrangeiro;
  4. Certificado de proficiência em espanhol, obtido pelo Instituto Cervantes;
  5. Certificado de conhecimentos constitucionais e socioculturais da Espanha, também emitido pelo Instituto Cervantes; e
  6. Comprovante de pagamento da taxa administrativa.

Quanto custa a cidadania espanhola para netos?

Dentre os custos para a aquisição da cidadania espanhola para netos, é preciso levar em consideração as taxas dos cartórios, além de taxas consulares, traduções juramentadas e apostilamentos.

Acesse também:  Brasileiro precisa de visto para viajar à Espanha? Saiba como solicitar

É difícil dizermos quanto custa a cidadania espanhola para netos, tudo vai depender do número de documentos necessários para o seu processo (mas já adianto, o valor investido não costuma ser inferior a 2 mil reais, pois algumas taxas, como a do consulado, são pagas em euro).

Quanto tempo demora?

Assim como o custo ainda não possuímos uma média estável para confirmarmos a você. Contudo, se você decidir iniciar seu processo de cidadania espanhola por residência, o tempo médio é de 1 ano para que o processo seja finalizado.

Como a Cidadania4u ajuda no processo aquisição de cidadania espanhola para netos?

Até que garantir a cidadania espanhola de netos não é algo tão complicado assim, não é mesmo? No entanto, por envolver diversas questões burocráticas e papelada, a melhor forma de ter um processo de reconhecimento de nacionalidade tranquilo e sem imprevistos é contando com uma assessoria especializada.

Nós da Cidadania4u já estamos no mercado de cidadania europeia há alguns anos, e podemos dizer que hoje somos referência no mercado.

Por contarmos com um time de mais de 220 colaboradores e diversos parceiros, nós já ajudamos mais de 4 mil famílias a realizarem o sonho da dupla cidadania, e a sua pode ser a próxima!

Fique por dentro de tudo relacionado à cidadania espanhola e sobre a vida no país pela nossa news. Inscreva-se no formulário abaixo.