Antes de tudo, sempre podemos reiteramos a máxima de que a cidadania italiana dá acesso a uma infinidade de direitos. Quer seja de estudo, assim como turismo e trabalho. Ou até mesmo de lograr em países e ainda ter o direito de permanência por alguns dias. Como no caso dos EUA, que abre essa possibilidade. Ou seja, você pode viajar sem a necessidade de visto para os EUA, utilizando o passaporte italiano. Ficou curioso e quer saber mais detalhes sobre essa temática? Leia e descubra tudo! O passaporte europeu, bem como o passaporte italiano, é um dos mais poderosos do mundo. Isto é, traz consigo o benefício de evitar ao portador uma série de exigências burocráticas. Como em mais de 100 países na hora de apresentação do documento na imigração. Além disso, uma grande vantagem e que poucos sabem a respeito dela é a de poder entrar nos Estados Unidos sem necessidade de visto. Desde que você não tenha o interesse de ir morar, trabalhar ou procurar acesso ao Green Card, as exigências a um cidadão europeu para ingressar no país são realmente mínimas. Falaremos mais abaixo sobre essas requisições e o que é o ESTA em resumo.

Como funciona o visto para os EUA – ESTA usando o passaporte italiano? 

A cidadania italiana, embora dê direito a trabalhar, visitar, residir e estudar em toda a comunidade europeia, não concede tais direitos em solo americano. Se você é um cidadão europeu, não possui qualquer flexibilização desses direitos nos EUA. Ou mesmo no pleiteio do Green Card. Entretanto, possui imensa facilidade em ingressar no país para turismo.
Acesse também:  Jornada para a Cidadania Italiana - Família d’Áquila 
Os italianos que possuem passaporte eletrônico não têm qualquer obrigação de obter visto para permanência de até 90 dias nos Consulados Americanos. Por outro lado, têm de fazer o ESTA, que é uma pré-autorização de viagem. Conseguir tal documento envolve meramente o pagamento de uma taxa e o preenchimento de um formulário online. Os requisitos específicos são:
  • Possuir cartão de crédito internacional válido (MasterCard, Visa, American Express e Discover) do qual será debitada a taxa de US$14,00;
  • Ter um plano de viagem;
  • Ter passagem de volta com menos de 90 dias de diferença da passagem de ida;
Com o formulário preenchido, basta fazer a solicitação no site, submeter essa solicitação, registrar o número do requerimento, efetuar o pagamento e aguardar sua confirmação. O prazo máximo de validação do ESTA é de 72 horas e você receberá uma autorização de viagem no e-mail cadastrado no sistema. O seu documento terá validade de 2 anos!

Visto para os EUA usando passaporte italiano: a imigração é diferenciada nesse caso?

Nesse sentido, fazendo uso do ESTA, você será encaminhado à imigração normalmente, onde lhe serão feitas as perguntas de praxe, como: qual sua razão de estadia; onde é sua hospedagem, entre outros. Depois disso, será exigido que você coloque seus polegares no scanner para o controle biométrico. Isso feito, você não terá qualquer problema posterior. (:

Brasileiro precisa de visto para Itália? Descubra quais são e como funcionam

9 Pontos Turísticos da Itália Imperdíveis!

Mais um dos vários benefícios da cidadania italiana!

Ter direito ao ESTA é apenas um dos vários benefícios que sempre falamos aqui no blog do Cidadania4u. Caso você tenha direito de reconhecer a sua cidadania, quer seja por meio de seus pais, ancestrais distantes ou mesmo em decorrência de seu matrimônio, que tal nos chamar para uma conversa?
Acesse também:  Quanto custa uma viagem para a Itália? Guia completo